Oleogenosas

Muitos especialistas ressaltam os benefícios das frutas oleaginosas. Mesmo ricas em gorduras, elas ajudam no processo de emagrecimento e combatem o colesterol. Com propriedades antioxidantes, as oleaginosas combatem infecções do organismo e evita o acúmulo de gordura. A fruta oleaginosa mais conhecida é a castanha-do-pará, mas há uma série de outras oleaginosas benéficas à saúde. São muitas usada em dieta,

Suas principais qualidades giram em torno dos ômegas, que são conhecidas como “gorduras do bem. O Ômega 3, presente em praticamente todas as oleaginosas, ajuda o nosso organismo a utilizar a gordura como fonte de energia, ajuda a diminuir as taxas do mau colesterol (LDL) e a aumentar as do bom (HDL). O Ômega 6, presente nas nozes, também tem esta função e ainda auxilia no controle dos sintomas pré-menstruais. O Ômega 7, presente na macadâmia, ainda é pouco conhecido, mas pesquisas recentes mostram que ele pode ser antioxidante, ajudar na regeração da pele, aumentar o bom colesterol, prevenir a diabetes tipo 2 e a resistência à insulina, e diminuir os riscos de problemas cardíacos, como enfarte e de acidente vascular cerebral, o AVC. O Ômega 9 presente em castanhas, nozes e amêndoas e auxilia na produção de hormônios sexuais como estrogênio e testosterona e auxilia no transporte e na absorção das vitaminas A, E D e K, entre outras funções. Todos eles ainda colaboram com o fortalecimento do nosso sistema imunológico e da formação e ação do nosso sistema nervoso central e periférico.

As oleaginosas são sementes ricas de óleo, envolvidas por uma casca rígida e que podem ser consumidas in natura. Entre os principais tipos de oleaginosas estão alimentos muito conhecidos, como as nozes, as castanhas, a avelã, o amendoim e a amêndoa. O alto teor de gordura boa desses produtos confere energia e, como também são fontes de vitaminas e minerais, colaboram para o bom funcionamento do organismo. Entenda os benefícios de algumas dessas sementes:

SEM GLUTEN

Nozes: Por ser fonte de ômega 3, essa é uma oleaginosa protetora do cérebro. As nozes evitam que os radicais livres ataquem os neurônios, previnem o envelhecimento cerebral, o que reduz o risco de doenças como o Alzheimer e o Parkinson, além de melhorar a memória. Entre as oleaginosas é a que possui maior teor de vitamina E, o que é importante para proteger os vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial. O consumo não deve passar de 4 unidades diárias.

 

Deixe um comentário